+351 211 317 015
Siga-nos:

Tem perfil Empreendedor?

  • Por João Mouga Vieira
  • 20 de Março, 2017
  • Comentários

Está preparado para trabalhar por conta própria e gerir o seu negócio?

A decisão de criar o seu próprio negócio é substancialmente diferente de gerir uma empresa ou de trabalhar para ela, independentemente do nível de responsabilidade e de experiência.

Ao decidir criar o seu próprio negócio, o empreendedor toma a iniciativa de desenvolver um projeto empresarial a partir de uma ideia inicial, assumindo sozinho ou com parceiros, o risco de lançar no mercado uma nova empresa que produz bens transacionáveis, presta serviços a pessoas e/ou a outras empresas ou comercializa produtos de terceiros.

Avalie o seu nível de motivação, ambição, confiança e outros aspetos comportamentais e de personalidade que são fortes indicadores de sucesso. Eis alguns:

1. Motivação para o Sucesso.  É importante ter a ambição, definir a estratégia, planear e trabalhar com autonomia, consistência e objetividade para atingir resultados. Os desafios são encarados como oportunidades e a vontade de os superar é maior que o medo do risco percebido. Deve ser otimista e ter uma visão positiva do futuro.

2. Assumir riscos.  Normalmente o empreendedor aceita bem o risco, mas sabe balancear e calcular o mesmo. Sabe ser perseverante com a certeza de que o caminho se faz caminhando. Tem presente que as decisões devem ser tomadas no contexto específico, de forma realista, com a informação disponível.

3. Autoconfiança. O empreendedor tem confiança na sua capacidade para atingir objetivos e resultados. Acredita na sua visão, na sua missão e nas capacidades para ultrapassar obstáculos, para ser bem-sucedido mesmo onde os outros falham.

4. Assumir a Responsabilidade.  Aceita a responsabilidade a 100% pelo sucesso ou insucesso das suas decisões. Gosta de tomar iniciativa, ter feedback sobre o seu desempenho e está constantemente a medir a sua performance, para melhorar. A preocupação em implementar, conduzir e controlar as atividades e os seus impactos está presente no seu dia a dia.  

5. Elevado nível de energia.  O empreendedor de sucesso tem grande capacidade de trabalho, sendo capaz de produzir por longas horas, ser persistente e resiliente.

6. Cooperação e trabalho equipa. O contacto com os outros e o debate de ideias e projetos são muito apreciados e é valorizado o estabelecimento de relações interpessoais fortes. Revela bom senso e diplomacia na abordagem às situações do dia a dia. Sabe atribuir tarefas e encorajar para que o trabalho se concretize a bom ritmo.

7. Reinventar e inovar.  A facilidade de desenvolver novas abordagens é uma característica presente no empreendedor e que pode fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso em cada projeto. 

7.5 Persuasão e influência. Consegue comunicar e criar empatia por forma a influenciar ou impressionar os outros e conquistar a colaboração destes para atingir os objetivos propostos.  Gosta de prestar um serviço de qualidade em todos os seus projetos.

Depois deste elenco de características e competências, que certamente não é exaustivo, considera que tem um perfil Empreendedor?

"Visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Visão com ação pode mudar o mundo"

Joel Baker

Artigo escrito por João Mouga Vieira

[email protected]

 


Pesquisar

Categorias

Feed News

Tenha acesso gratuito a: Artigos sobre gestão, ideias e reflexões, mensagens motivacionais, campanhas exclusivas.

© 2017 Feed Business Performance. Todos os direitos reservados. Feed é uma marca registada da MedPro Consultores, Lda
Este site está escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.