+351 211 317 015
Siga-nos:

Responsabilidade Social Empresarial - a nova vantagem competitiva sustentável!

  • Por João Mouga Vieira
  • 08 de Junho, 2018
  • Comentários

A responsabilidade social empresarial (RSE) ou responsabilidade empresarial refere-se à forma como empresas e organizações tratam os aspetos económicos, ambientais e sociais e como atuam enquanto promotores do desenvolvimento sustentável no contexto onde interagem.

A Comissão Europeia define-a como “a responsabilidade das empresas tendo em conta os seus impactos na sociedade e inclui as práticas de emprego (direitos humanos, trabalho e formação, diversidade, igualdade de género, saúde e bem-estar dos trabalhadores), questões ambientais (biodiversidade, alterações climáticas, eficiência dos recursos e prevenção da poluição), e o combate à corrupção. São também parte integrante da agenda da RSE, o envolvimento e o desenvolvimento comunitário, a integração de pessoas em situação de desvantagem e os interesses dos consumidores.”

Embora promovida principalmente por grandes empresas ou multinacionais, a Responsabilidade Social Empresarial deverá fazer parte da estratégia de qualquer empresa em todos os sectores de atividade e incluindo naturalmente as pequenas e médias empresas.

Uma empresa socialmente responsável tem um papel fundamental no desenvolvimento da comunidade local e pode fazê-lo através de patrocínios, doações, mecenato e voluntariado em áreas como a educação, a cultura, o desporto e outras.

O número e a diversidade das atividades socialmente responsáveis são enormes. Há exemplos de apoio à construção de escolas e hospitais, desenvolvimento de programas e ações específicas no contexto da educação e da formação, fornecimento de material para instituições, conservação de monumentos e edifícios entre outros. Há situações em que os colaboradores das empresas participam voluntariamente na comunidade doando o seu tempo, as suas competências e outros recursos para ajudar na recuperação e aquisição de determinados equipamentos ou instalações ou apoiando pessoas idosas ou doentes.

Em Portugal nós temos um exemplo vibrante de um grupo de empresas socialmente responsável, com enorme impacto na comunidade onde se insere, o Grupo Nabeiro - Delta Cafés e os seus colaboradores.

Enquanto cidadãos e consumidores deveremos valorizar e privilegiar empresas socialmente responsáveis sendo elas grandes empresas ou PME.

Por certo, caso tenhamos conhecimento, escolhemos trabalhar com empresas que demonstrem maior responsabilidade social, ou seja que comercializem produtos ou serviços associados a causas sociais, realizem o tipo de comércio justo, aliando os interesses de todos atores da cadeia comercial.

E não devemos tolerar empresas que comercializam produtos que não respeitem as questões sociais, como por exemplo, a utilização de mão de obra infantil.

Em conclusão, é importante valorizar todas as empresas que, de forma consciente e consistente, promovam e realizem ações concretas que tornem o nosso mundo melhor ou seja que assumem a sua Responsabilidade Social.

Fica esta pergunta. O que está a fazer hoje para tornar a sua empresa e o seu trabalho socialmente mais responsável?

Artigo escrito por João Mouga Vieira 

[email protected]

 


 


Pesquisar

Categorias

 

Subscreva a Feed news e receba informações no âmbito do desenvolvimento dos negócios.e das pessoas e também ofertas exclusivas.


Artigos e reflexões sobre  gestão, vendas & marketing, liderança, comunicação, trabalho de equipa, empreendedorismo e  desenvolvimento pessoal

Mensagens motivacionais

Formações e eventos


Aprender e reaprender são competências vitais na atualidade

Obrigado pelo seu interesse
A equipa Feed

 

image

Os seus dados serão guardados durante o período máximo de dez anos e não serão transmitidos a terceiros. Consulte a nossa política de privacidade aqui.

 
© 2018 Feed Business Performance. Todos os direitos reservados. Feed é uma marca registada da MedPro Consultores, Lda
Este site está escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.