+351 211 317 015
Siga-nos:

Life Coaching: como me pode ajudar?

  • Por João Mouga Vieira
  • 01 de Setembro, 2018
  • Comentários

Na vida de cada um de nós surgem experiências positivas, mas também negativas. Por vezes, a desarmonia e o desassossego acontecem na vida e torna-se impossível ou muito difícil conseguir apagar ou ultrapassar certas situações, experiências ou barreiras que acabam por ter enorme impacto na clareza dos seus pensamentos, escolhas e ações afetando muito a Qualidade de Vida. 

Assim para fazer a vida andar para a frente e superar esses acontecimentos e ultrapassar as crenças a eles associados e para ajudar na sua superação, cada vez mais pessoas recorrem ao Life Coaching ou Coaching de Vida.

Saiba o que é e como a/o pode ajudar!

  • O que é o Life Coaching?

O Life Coaching serve para ajudar o Coachee (Cliente) na resolução de aspetos da sua vida pessoal, sendo destinado a qualquer pessoa independentemente da sua profissão ou percurso de vida.

Muitas das vezes, quando o objetivo se centra na vida privada, o processo de Coaching pode ajudar a tornar mais claro o sentido e o propósito da vida, a melhorar a autoimagem e a confiança e a criar relacionamentos mais profundos e ricos. Naturalmente como num sistema de vasos comunicantes tem repercussões noutras dimensões da vida como por exemplo em relação ao stress no trabalho ou falta de energia e motivação.

  • Como me pode ajudar?

O objetivo do Life Coaching é apoiar cada Cliente na definição de metas e objetivos de acordo com a sua perspetiva de vida, baseando-se também na criação de novas crenças positivas e empoderadoras. Assim, o Coachee vai aprender e ser treinado a construir e a focar-se nos elementos que considera mais importantes para a sua vida.

A metodologia do Coaching é muito poderosa dado que possibilita o acompanhamento e o compromisso com a melhoria e a superação. Ao longo do percurso são colocados desafios e cada participante é convocado para olhar para a sua vida e para os seus recursos de uma forma completamente nova e capacitadora, de modo a aproveitar os seus talentos, responder melhor às oportunidades e desenvolver novos comportamentos ou hábitos.

  • Como funciona?

A metodologia do Coaching consiste em aplicar um conjunto de técnicas e conhecimentos de diversas áreas procurando acelerar e potenciar a concretização de metas, objetivos e resultados, tanto em âmbito pessoal quanto profissional de cada Coachee. Portanto, neste processo estamos orientados para o futuro com a finalidade de descobrir soluções e auxiliar cada pessoa no seu progresso e poder de realização.

  • Como é realizado?                                  

Quem aplica esta metodologia é o Coach que é um profissional devidamente certificado e com treino específico. A sessão é normalmente realizada com cada pessoa e o Coach dá início ao programa com o compromisso do Coachee de se aplicar a 100% neste processo transformador. Por meio de diversas técnicas, instrumentos e ferramentas poderosas, o objetivo principal é levar a pessoa do estado atual ao estado desejado, através do desenvolvimento e treino de competências e capacidades, aumento da autoconsciência, alterações comportamentais, mudanças nas crenças limitadoras, fazendo-o alcançar os resultados que deseja.

  • Como é realizada a sessão de Coaching?

O processo de Coaching é baseado em sessões semanais, quinzenais ou mensais entre o Coach e o Coachee que podem ser presenciais ou online. Cada sessão não tem uma duração rígida, pode variar entre 30 minutos e até 2 horas.

Nas sessões, o Coach faz perguntas poderosas ao cliente, utiliza técnicas, ferramentas e realiza um feedback de qualidade capaz de gerar reflexões, novas perguntas, inquietações, deslumbramentos e maior conhecimento e desenvolvimento do Coachee. Dessa forma, cada pessoa identifica melhor as suas qualidades e talentos, áreas a trabalhar e desenvolver, comportamentos e pensamentos sabotadores, clarifica, define e hierarquiza valores, desenvolve capacidades e competências, traça metas e objetivos de forma “SMART” e assim, fica mais próximo do estado desejado e dos resultados que quer alcançar.

  • Durante todo este processo o Coach:

Estimula o cliente a:

  • Conhecer-se e ampliar o seu mundo
  • Identificar e ter presente os seus valores e princípios essenciais
  • Gerar compromisso para a ação
  • Melhorar a sua determinação e o foco
  • Incentivar uma postura de integridade pessoal e de verdade
  • Desafiar cada Coachee a “sonhar acordado”, criando para si uma visão de futuro positiva e empoderadora.

Nas sessões é fundamental respeitar alguns aspetos e princípios basilares tais como, criar um ambiente favorável e um espaço seguro, que permita progressivamente o respeito mútuo e a confiança, a capacidade de fazer perguntas poderosas,  a abertura e postura de escuta ativa, a compreender e respeitar as perceções do mundo do coachee, a aportar informação e experiência relevante para que o cliente possa ganhar uma nova consciência e conhecer formas de se desenvolver, propor a realização de planos de ação, focar no que de verdade importa para a meta a conquistar e prestar contas nas atividades mais valiosas que podem gerar resultados e realização. Tudo isto acontece com ausência de julgamento, enorme respeito, comunicação clara e assertiva e garantia de total confidencialidade.

  • Quais são os benefícios?

Ao desenvolver todo este processo vai tornar-se uma pessoa mais criativa, determinada e capaz de superar os desafios da vida. São vários os benefícios que poderá ter com o Life Coaching:

  1. Maior autoconsciência e foco
  2. Melhores relações interpessoais
  3. Comunicar com mais eficácia
  4. Descobrir novas oportunidades de carreira
  5. Aumentar a autoestima e a confiança
  6. Ter coragem para tomar decisões
  7. Descobrir novas paixões
  8. Redução da ansiedade e stress
  9. Encontrar maior progresso e realização
  10. Em suma maior equilíbrio e Qualidade de Vida 
  • Este processo é eficaz?

No que diz respeito à eficácia do processo Life Coaching, esta pode ser avaliada de duas formas, através de indicadores externos de desempenho e de indicadores internos de sucesso e de realização, em função das metas definidas.

Alguns exemplos de indicadores externos incluem o grau de atingimento de metas e objetivos estabelecidos no início do processo de Coaching, o aumento de rendimento, a obtenção de uma promoção, o feedback positivo de desempenho na empresa, o desenvolvimento de atividades sociais e maior socialização, mais networking, dados objetivos do desempenho pessoal que podem ser concretizados em vários momentos do programa.

Exemplos de indicadores internos incluem avaliações regulares realizados no processo de Coaching, alterações na autoconsciência do Coachee e na consciência dos outros, mudanças no pensamento que criam ações mais efetivas e mudanças no estado emocional que inspiram confiança.

A duração do programa de Coaching variará consoante as necessidades, a evolução do Coachee e os ganhos durante este caminho de desenvolvimento e transformação pessoal. Assim com esta importante ajuda vai ser capaz de manter a sua balança da vida mais equilibrada.

Depois desta breve explicação surge a pergunta Será importante para mim conseguir alcançar maior Qualidade de Vida e recorrer ao Life Coaching?

Se a resposta for Sim!!! dê então um novo rumo à sua vida com a ajuda de um Life Coach que lhe inspire confiança!

 

Artigo escrito por João Mouga Vieira 

[email protected]

 


 


Pesquisar

Categorias

 

Subscreva a Feed news e receba informações no âmbito do desenvolvimento dos negócios.e das pessoas e também ofertas exclusivas.


Artigos e reflexões sobre  gestão, vendas & marketing, liderança, comunicação, trabalho de equipa, empreendedorismo e  desenvolvimento pessoal

Mensagens motivacionais

Formações e eventos


Aprender e reaprender são competências vitais na atualidade

Obrigado pelo seu interesse
A equipa Feed

 

image

Os seus dados serão guardados durante o período máximo de dez anos e não serão transmitidos a terceiros. Consulte a nossa política de privacidade aqui.

 
© 2018 Feed Business Performance. Todos os direitos reservados. Feed é uma marca registada da MedPro Consultores, Lda
Este site está escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.