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Criar uma cultura de melhoria contínua e de superação na empresa

  • Por João Mouga Vieira
  • 05 de Novembro, 2018
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A cultura organizacional é o suporte vital para qualquer empresa. Envolve o modus operandi das pessoas, o seu pulsar, ou seja, as suas práticas no dia a dia, os seus hábitos, os comportamentos, símbolos, valores, princípios, crenças, linguagem e até rituais. Ela é tão importante que o famoso guru denominado o pai da gestão moderna, Peter Drucker afirmou que “A cultura come a estratégia ao pequeno-almoço”.

Por isso, conhecer e desenvolver a cultura organizacional é algo determinante para não só conseguir atrair, mas também reter e desenvolver bons profissionais e alcançar um desempenho superior, relações de sinergia e resultados extraordinários. Essa procura de crescimento e desenvolvimento posiciona toda a organização para estar ou não na linha da frente. Passa naturalmente pela cultura de excelência, formação continua, cooperação e apoio entre os seus membros onde o coaching tem um peso determinante. Fique a conhecer tudo sobre este processo connosco!

Descubra em que consiste este método

A cultura de coaching tem como principal objetivo focar-se no desenvolvimento profissional e pessoal, onde se criam as melhores condições para que os colaboradores tenham mais oportunidades de crescimento, desenvolvimento pessoal e formação em contexto de trabalho.

Para a criação desta cultura do coaching nas organizações é necessário ter em mente o grau de compatibilidade da cultura da organização com alguns dos princípios mais importantes do coaching como por exemplo o perguntar mais do que falar, o saber escutar, o dar feedback positivo, o liderar pelo exemplo, entre outras.

Enquanto as sessões normais de coaching destinam-se ao desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa, o coachee, a cultura de coaching implica um aprimoramento da organização num sentido global. Por isso, todos os colaboradores e líderes passam por este processo, porque o propósito é melhorar o desempenho, evoluir e superar as dificuldades de cada um dos colaboradores, das equipas, das chefias e criar uma cultura organizacional de superação e excelência.

Tenha em atenção que a cultura de coaching implica:

  •         Que a cultura de Coaching seja entendida como uma prática transversal a todos e não como um processo para recuperar colaboradores, diretores ou equipas de baixo desempenho
  •         Que as pessoas devem conhecer, sentir e viver o que é o coaching e preparem-se para o processo com abertura.
  •         Todos os níveis de liderança devem estar incluídos neste processo.

Saiba quais são as suas vantagens:

Para implementar uma cultura de Coaching é importante saber quais são as suas vantagens e as mudanças que este processo irá trazer à sua organização.

  •         Aumento da produtividade dos profissionais

O Coaching ajuda sem dúvida a que os profissionais despertem em si todo o seu potencial manifestando os seus talentos e as suas capacidades. Tudo isto faz com que a realização e a produtividade aumentem e consequentemente a confiança e motivação.

  •         Melhoria no ambiente em contexto de trabalho

Ninguém gosta de trabalhar numa empresa onde o ambiente é péssimo! Por isso, esta nova cultura do Coaching ajudará a fazer com que o seu local de trabalho seja a sua segunda casa.

  •         Maior abertura às mudanças e capacidade de adaptação

O crescimento e a evolução é um movimento que tem de estar sempre presente numa organização e este processo irá fazer a diferença não só nas pequenas coisas, mas em tudo. Às novas ideias, ao que é diferente, à comunicação e interação, ao feedback regular, ao prestar de contas, enfim sair da zona de conforto e “nadar para fora de pé” para que ganhe confiança e aconteça a transformação positiva.

  •         Desenvolvimento pessoal dos colaboradores

A cultura de Coaching faz com que as capacidades e competências sejam desenvolvidas, mas também que haja oportunidade para que as pessoas desenvolvam os seus talentos, sejam valorizadas e por isso se sintam mais motivadas e positivas com mais perspetivas de futuro, momentos de felicidade e de sucesso pessoal.

  •         Melhoria dos relacionamentos interpessoais

Os relacionamentos numa organização são essenciais para que seja criado um ambiente de cooperação e colaboração entre todos os profissionais e por isso neste processo de Coaching é trabalhado este aspeto para que sejam desenvolvidas relações mais produtivas e saudáveis.

  •         Uso inteligente dos recursos humanos

Ao criar uma cultura de Coaching são descobertos talentos que muitas das vezes estão escondidos. Se o líder compreender melhor que tem colaboradores com habilidades e competências muitas vezes desconhecidas irá aproveitar melhor esses recursos e perceber que lhe vão ser úteis para solucionar problemas, potenciar o relacionamento e o desenvolvimento da sua empresa.

  •         Aumento do índice de satisfação e qualidade de vida no trabalho
  •         Uma cultura assente no desenvolvimento, feedback, comportamentos mais positivos.

Por tudo isto os resultados tendem a acompanhar naturalmente esta nova cultura de melhoria e superação.

Anotou tudo? Agora invista nas pessoas e terá excelentes resultados e não se esqueça que a sua empresa é o resultado de todas as pessoas que nela trabalham e cada uma pode fazer a diferença! Faça com que a sua empresa alcance muito mais sucesso!

 Artigo escrito por João Mouga Vieira 

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