+351 211 317 015
Siga-nos:

Coaching: Moda ou ferramenta de progresso?

  • Por João Mouga Vieira
  • 07 de Outubro, 2017
  • Comentários

Segundo a ICF (International Coaching Federation) a maior e mais reconhecida organização dedicada ao estudo, regulamentação e credenciação da atividade de coaching em todo o mundo, o coaching define-se como uma metodologia e um processo de parceria com clientes (coachees) que de uma forma positiva e criativa os inspira a maximizar o seu potencial quer no âmbito pessoal quer profissional.

Em contextos exigentes, de elevada complexidade e incerteza, realizar este tipo de processo é particularmente importante pelos benefícios que apresenta tais como ter novas perspetivas sobre desafios pessoais, capacidade e clareza na tomada de decisões, maior realização, relacionamentos e comunicação mais eficazes, maior confiança, mais produtividade e capacidade de realização dos seus objetivos, entre outros.

O coach tem a possibilidade de empoderar, desenvolver e fazer o coachee manifestar e apresentar as suas potencialidades durante o processo de coaching acreditando que cada cliente tem em si os recursos e a criatividade de se transformar numa melhor pessoa e num profissional com uma performance superior.

Para que o processo de coaching resulte é fundamental estabelecer uma parceria de confiança entre o coachee e o coach, e estarem completamente alinhados na estratégia e na forma de alcançar os objetivos desejados.

Assim, as responsabilidades principais de um coach são:

  • Descobrir, clarificar e alinhar os esforços de acordo com as metas e objetivos que o cliente quer alcançar;
  • Encorajar o cliente no processo de autodescoberta;
  • Evocar e suscitar as melhores estratégias e soluções;
  • Manter o cliente responsável e disposto a prestar contas.

O processo de coaching torna o cliente mais autoconfiante e autossuficiente, obtendo maior realização e equilíbrio no trabalho, família e vida pessoal, contribuindo de forma mais eficaz nos vários contextos onde intervém, melhorando a eficácia da comunicação e assumindo total responsabilidade pela sua vida.

Acontece uma transformação positiva na perspetiva da vida pessoal e profissional de cada cliente, ultrapassando limitações e desenvolvendo capacidades importantes.

Uma pessoa ou equipa pode decidir trabalhar com um coach por vários motivos:

  • Algo desafiador, importante e urgente que pode ser uma nova tarefa, uma nova responsabilidade, um novo objetivo ou uma oportunidade;
  • Falta de confiança, conhecimento ou de recursos internos;
  • Necessidade e vontade de acelerar resultados;
  • Pouca clareza para fazer as escolhas;
  • Falta de resultados e pouca realização;
  • Pouco equilíbrio no trabalho e na vida criando impactos negativos indesejáveis;
  • Necessidade de identificar e trabalhar os talentos e pontos fortes para os poder potenciar.

Quanto à evolução e avaliação dos benefícios do programa de coaching podem ser escolhidos indicadores de sucesso externos como o aumento de rendimento, uma promoção, mais entrevistas de recrutamento, um novo trabalho, uma avaliação de desempenho positiva, melhoria da produtividade ou também associado a resultados do negócio como por exemplo melhoria das vendas, mais sucesso na prospeção, negociação mais efetiva, melhoria da rentabilidade entre outros.

Alguns indicadores internos podem ter a ver com a confiança, capacidade para realizar determinadas tarefas com avaliações periódicas ao longo do programa de coaching. Esta consciência e atenção ao progresso são muito importantes para criar um novo eu e mobilizar ainda mais recursos internos que originam o crescimento e desenvolvimento de um estado com cada vez mais recursos e confiança.

Trabalhar com um coach requer um compromisso pessoal de tempo e energia, bem como um completo alinhamento entre ambos nesta relação de confiança e verdade, focada em alcançar objetivos, na concretização de determinados resultados, na criação de uma dinâmica de mudança e de transformação.

 

Artigo escrito por João Mouga Vieira para BusinessPoint

[email protected]

 


 


Pesquisar

Categorias

Feed News

Tenha acesso gratuito a: Artigos sobre gestão, ideias e reflexões, mensagens motivacionais, campanhas exclusivas.

© 2017 Feed Business Performance. Todos os direitos reservados. Feed é uma marca registada da MedPro Consultores, Lda
Este site está escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.