+351 211 317 015
Siga-nos:

Career Coaching ou Coaching de Carreira: para que serve?

  • Por João Mouga Vieira
  • 14 de Outubro, 2018
  • Comentários

Nos dias de hoje vivemos num mundo cada vez mais frenético, competitivo, com alterações constantes, novas realidades no contexto das organizações que colocam desafios a quem nelas trabalha. Surgem também, todos os dias no mundo de trabalho, requisitos para fazer coisas diferentes, novas responsabilidades, funções e atividades mais exigentes e complexas, a necessidade de incluir e se adaptar à tecnologia, a exigência de desenvolver novas competências e por fim um maior grau de imprevisibilidade, instabilidade e até insucesso nos projetos empresariais.

Todos estes fatores concorrem para a necessidade de adaptação à mudança e à superação.

Se por um lado são requisitadas energias e competências para acompanhar a transformação nas organizações onde estamos, existem também situações onde, perante a situação atual, é mais adequado sair delas para abraçar novos projetos e desafios.

Surge então a possibilidade de avaliar novas oportunidades de trabalho e de emprego. Atualmente a própria carreira profissional por inerência dos tempos não estará baseada na escolha inicial de desenvolver uma atividade, função ou profissão para toda a vida, mas é pensada e construída no curto/médio prazo em função do alinhamento de oportunidades que o mercado vai apresentando, talentos que se vão cultivando e evidenciando e do estilo e modo de vida que cada um escolhe para si e para a sua família, num determinado período de tempo.

Assim é natural que no desenho da carreira profissional, cada pessoa se depare com escolhas importantes que podem mudar significativamente o seu futuro e de forma repentina.

Nestas situações o Career Coaching ou Coaching de Carreira é uma forma de ajudar as pessoas que estão a viver e a sentir os impactos negativos deste processo de mudança e de transformação profissional.

  1.     O que é?

O Career Coaching ou Coaching de Carreira surge como resposta a vários problemas que hoje em dia, uma parte muito significativa das pessoas vive, tais como: ultrapassar a insatisfação profissional que sente no dia a dia, o stress provocado por determinadas situações no contexto do trabalho, um novo desafio na função ou organização onde trabalha, o desemprego, o aceitar ou não uma oportunidade externa, ou o início de carreira onde muitas vezes existe a frustração, a falta de clareza e de falta de perspetivas de futuro que turvam a análise da situação.

Assim o principal foco do Coach será potenciar e orientar determinado profissional para desenvolver diversas competências e promover a sua própria transformação com o objetivo de crescimento a nível profissional.

  1.     Como funciona cada sessão de Coaching?

O programa de Coaching de Carreira acontece através de sessões, onde o cliente (coachee) expõe os seus principais desafios, problemas e receios em contexto profissional.  

Cada sessão de coaching dura cerca de 1 a 2 horas. Esta normalmente divide-se em duas partes, na primeira é realizada uma revisão da última semana ou quinzena do coachee; na segunda a atenção concentra-se nas situações, estratégias, histórias, atividades e no respetivo plano de ação para que o cliente possa atingir o resultado desejado.

A realização de tarefas é o principal foco do coaching, pois cada pessoa irá desenvolver e aplicar todas as competências que adquire em cada sessão.

Num processo completo de coaching de carreira são geralmente necessárias cerca de 10 a 12 sessões. O importante é o compromisso com o processo para que o tempo investido em cada sessão pelo Coachee para desafiar os seus próprios hábitos, crenças e medos, se manifeste no desenvolvimento de um comportamento diferente e numa nova forma de se ver a si e aos desafios do mundo do trabalho.

  1.     Quando deve recorrer ao Coaching de Carreira?

 O Career Coaching ou Coaching de Carreira é indicado para profissionais que querem dar uma reviravolta positiva nas suas carreiras ou que desejam entrar em força no mundo do trabalho, com o propósito de conseguir maior realização e/ou aproveitar as oportunidades que possam surgir.

A pessoa recorre ao Coaching de Carreira quando percebe que algo não está a correr como desejado e esperado ou quando se sente desorientada e necessita de melhorar a sua realização ou seu envolvimento e compromisso, conquistar uma progressão na carreira e/ou maior equilíbrio tanto na sua vida profissional como na vida pessoal.

Por um lado, cada vez mais empresas valorizam um profissional que passou por um processo de coaching pois é uma metodologia importante de desenvolvimento pessoal. Cada dia é maior o número de organizações que têm programas de coaching para potenciar e melhorar os seus resultados, através do melhor conhecimento dos seus profissionais e das equipas.

O mais importante é saber o momento em que deve investir neste tipo de programa de Coaching de Carreira. O mais comum é quando não se sente suficientemente realizado e motivado no seu trabalho, mas outra situação em que pode ser importante é, quando após ter sido promovido, surge na sua cabeça uma montanha de dúvidas e inseguranças que não estão a deixá-lo obter os resultados esperados.

Não se preocupe, pois, será sempre acompanhado pelo Coach que @ ajudará a ter uma visão mais clara, valorizará os seus pontos fortes e talentos e indicará algumas das melhores estratégias para superar os principais obstáculos que terá de enfrentar.

  1.     Quais são os seus benefícios?

O coaching de carreira vai sem dúvida ajudar na sua vida profissional, mas também pessoal. Conheça alguns dos benefícios que um programa destes poderá fazer nas várias áreas da sua vida:

Benefícios profissionais:

  • Identificar e clarificar os objetivos e metas a alcançar
  • Comunicar e criar relacionamentos mais positivos
  • Desenvolver competências e habilidades
  • Aumentar o foco e a produtividade
  • Facilitar a adaptação à mudança
  • Preparar a sua Marca Pessoal
  • Conhecer e abordar melhor o mercado de trabalho
  • Construir uma carreira alinhada com as suas escolhas e valores

Benefícios pessoais:

  • Maior realização profissional e pessoal
  • Melhoria na autoestima e autoconfiança
  • Diminuição do stress e energias negativas
  • Comunicação mais assertiva e eficaz
  • Mais estabilidade emocional
  • Melhor qualidade de vida

O coaching de carreira é a forma mais rápida e personalizada de procurar uma nova oportunidade profissional e alcançar o sucesso que ambiciona.

Se tem objetivos e sonhos para a sua carreira profissional, o apoio de um coach de carreira, pode fazer toda a diferença na obtenção dos resultados desejados.

É um programa que lhe vai acender novas luzes sobre as suas escolhas no mundo do trabalho, concedendo-lhe maior confiança e uma postura mais positiva e empreendedora nos desafios profissionais, independentemente da sua área de trabalho.

Depois destas breves explicações sobre o Coaching de Carreira surge a pergunta “Será importante para mim conseguir alcançar uma mudança positiva na minha Carreira e na minha Vida?

Se a resposta for Sim!!! dê um novo rumo à sua vida com a ajuda de um Coach de Carreira e alcance os objetivos profissionais que sempre quis!

E claro, seja feliz a fazer aquilo que mais gosta!

 

Artigo escrito por João Mouga Vieira 

[email protected]

 


 


Pesquisar

Categorias

 

Subscreva a Feed news e receba informações no âmbito do desenvolvimento dos negócios.e das pessoas e também ofertas exclusivas.


Artigos e reflexões sobre  gestão, vendas & marketing, liderança, comunicação, trabalho de equipa, empreendedorismo e  desenvolvimento pessoal

Mensagens motivacionais

Formações e eventos


Aprender e reaprender são competências vitais na atualidade

Obrigado pelo seu interesse
A equipa Feed

 

image

Os seus dados serão guardados durante o período máximo de dez anos e não serão transmitidos a terceiros. Consulte a nossa política de privacidade aqui.

 
© 2018 Feed Business Performance. Todos os direitos reservados. Feed é uma marca registada da MedPro Consultores, Lda
Este site está escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.